Varizes masculinas: homens também precisam de cuidado
maio 6, 2021

As varizes afetam aproximadamente 38% da população brasileira e 30% dos casos são nos homens. São veias dilatadas, alongadas e tortuosas que se desenvolvem nos membros inferiores.

Este problema acontece devido ao enfraquecimento das paredes dos vasos sanguíneos e de alterações nas válvulas em seu interior que fazem parte do sangue circulante se movimentar no sentido contrário do fluxo natural. 

Como é uma doença mais comum em mulheres, acaba sendo negligenciado pelos homens. Os sintomas causam muito incômodo são os mesmos para ambos os sexos: dores, inchaço e peso nas pernas.

A falta de reconhecimento das varizes fazem os homens sofrerem dores por décadas

Ao contrário das mulheres, que cuidam das varizes logo após seu surgimento, seja por razões estéticas ou simplesmente por reconhecerem o problema precocemente e logo procurarem um especialista, os homens demoram a ver que estão sofrendo por elas.

Os pelos nas pernas, em conjunto com a resistência de procurar um médico, dificultam a auto detecção da enfermidade nos homens, que acaba passando despercebida em seu estágio inicial. Isso faz com que recorram à ajuda bem tarde, geralmente após os 50 anos, quando a dor se torna algo insuportável de se conviver. 

Caso as varizes fossem tratadas assim que as veias mais grossas surgissem, os homens deixariam de sofrer entre 10 a 20 anos, período em que convivem com as dores sem tomar atitude alguma, já que no início do problema elas não são tão intensas.

Por isso, assim que notadas algumas alterações nos vasos sanguíneos dos membros inferiores, um médico deve ser consultado para evitar uma ou até duas décadas de convivência com um problema de solução bem simples.

Tratamentos disponíveis para reduzir as varizes masculinas

As varizes podem se complicar e dar surgimento a flebite, que é a formação de trombos no interior dos vasos que podem resultar em sangramento e, num estágio mais avançado, o surgimento de feridas. Devido a isso, é providencial que o diagnóstico seja feito rapidamente para dar início ao tratamento e evitar que o problema se agrave.

Após diagnosticadas por meio de um exame físico ou ultrassom doppler, as varizes masculinas podem ser tratadas de 3 maneiras:

Cirurgia convencional – para veias de grosso calibre;

Laser ou radiofrequência – Quando a veia safena (na perna) está insuficiente, dilatada e apresentando refluxo;

Espuma densa – indicada para pacientes com contraindicação aos outros 2 métodos ou que possuem feridas e pigmentações nas regiões afetadas. Este tratamento pode ser realizado no consultório, não requer anestesia ou internação hospitalar.

Varizes masculinas: Medidas para prevenir o problema

As primeiras medidas de prevenção estão relacionadas aos hábitos e rotinas profissionais. Para reduzir as chances do aparecimento ou amenizar o problema é importante evitar ficar em pé, parado ou sentado por longos períodos.

Durante o trabalho é importante levantar e movimentar as pernas e os pés para estimular e normalizar a circulação sanguínea. Nas horas vagas é providencial realizar caminhadas, pois ativam e melhoram a circulação, reduzindo o risco da doença e de seus sintomas extremamente desagradáveis.

Outro fator importante e ligado aos hábitos, é a manutenção do peso, pois o excesso de carga nas pernas colabora com o aparecimento e/ou agravamento das varizes. Meias elásticas também melhoram os sintomas e evitam complicações.

Você acredita estar sofrendo deste problema? Agende uma consulta com seu angiologista, tenha um diagnóstico preciso para seu caso e se livre das varizes masculinas. 

Dr. Wanderlan Campos CRM MG 150389-0

Todos os direitos reservados a Wanderlan Campos. Desenvolvido por Agência Salt.